Você conseguiria descobrir qual a uva, país e método de produção dos vinhos às cegas?
Os desafios para os conhecidos Sommeliers profissionais são inúmeros no seu dia-a-dia. Além de ter que possui um paladar aguçado, técnicas de armazenamento, cuidados na compra e da elaboração da carta de vinhos, o Sommelier é responsável por indicar a bebida que melhor harmoniza com o prato escolhido pelo cliente.
Em uma competição promovida pelo Centro Europeu no dia 28 de junho (sexta-feira), o 1º Desafio Paranaense de Sommeliers, reuniu 20 profissionais do Estado, que teve em uma das suas provas um desafio inusitado.
Já imaginou ter que tentar descobrir qual a uva, o país de origem, o método de produção e o nível de açúcar de 16 vinhos diferentes numa degustação às cegas? Esta foi uma das provas em que os participantes tiveram que demonstrar suas habilidades.
OS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
A classificação foi realizada em duas etapas, eliminatória e final. O juri usou como forma de avaliação cinco critérios:
- Conhecimentos práticos de vinhos
- Técnicas de degustação
- Análise sensorial
- Conhecimentos em harmonização enogastronômica
- Serviço do vinho.
O CAMPEÃO
Quem levou o título de campeão de melhor sommelier do Estado foi o gerente de compras e sommelier da Box 41 Vinhos do Mercado Municipal de Curitiba Guilherme Balbino.
Foto: divulgação / Centro Europeu
Balbino conta que a análise sensorial foi a parte mais difícil de toda a prova:
“A gente tem que estar preparado, foram muitos anos de estudo, de trabalho. Não foi nada fácil”, conta o vencedor.”
Sobre a segunda parte do desafio que reuniu os cinco profissionais classificados, onde todos tiveram que fazer uma harmonização e dois menus em situações diferentes: um aniversário de 10 anos de casamento e um encontro de amigas, Guilherme Balbino explicou que:
“A harmonização é meio difícil porque não é uma ciência exata. Eu não tenho uma linha muito clássica, gosto de inovar na harmonização. É muito interpretativo”
CURRÍCULO DE CAMPEÃO
Guilherme Balbino é membro co-fundador da confraria Miracolos, formada somente por profissionais do vinho em Curitiba. O profissional tem passagem pela loja Vino! e ainda trabalha como consultor para a importadora de vinhos argentinos na capital paranaense. Participou de feiras e degustações nacionais e internacionais e é um dos colaboradores técnicos dos vinhos Lote18, de produção da vinícola argentina Fournier (atualmente Alfa Crux Vineyerards), de Medoza.”
Guilherme Balbino nas redes
Para seguir o campeão no Instagram: @guil.balbino
Parabéns Guilherme Balbino, nós da WineStation Brasil, desejamos muito sucesso e uma carreira ainda mais promissora para você!
Fonte: BomGourmet | Gazeta do Povo